terça-feira, 29 de setembro de 2009

DECISÃO... ESCOLHA. Nós temos a semente.

Acho que estou em crise!
Na verdade, é uma indignação comigo mesmo.
Por que "o bem que eu quero, não faço, mas o mal que não quero, esso faço"???
(Romanos 7.19)

Como é difícil!
A Bíblia diz, em 2 Coríntios 5.14, que o AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE...
Mas será que tem me constrangido mesmo?
Analisando muita coisa em mim, percebi que... NÃO.
De fato, a minha vida se deixou levar pela rotina ativista, automática e imediatista que o sistema em que vivemos impõe sobre nós.
Que tristeza!
Quando percebi isso, não pude me conter.

Fui pesquisar... o que é ser CONSTRANGIDO?
Resumidamente... significa ser CONTROLADO.
Cada movimento, cada pensamento, cada sentimento.

Movimento... implica decisão. EU decido agir.
Pensamento... envolve a renovação da nossa mente (Romanos 12.2).
Sentimento... requer de nós o equilíbrio de dominarmos nossas emoções, para que tenhamos o mesmo sentimento que houve em Cristo (Filipenses 2.5).

E o que é que tem me CONTROLADO, me constrangido?
A Bílblia diz que O AMOR é o que me constrange.

Muito se diz sobre o AMOR.
Mas, de fato... o que é o AMOR?

O dicionário traz uma definição que me tirou o fôlego.

AMOR = 1) Afeição, boa vontade, benevolência. 2) Sentimento guiado pela DECISÃO de dedicação absoluta de um ser a outro ser; devoção; adoração.

Esse significado não está na Bíblia! Os mais doutos e letrados homens entenderam o que é o AMOR! Não é um mero sentimento que vem e vai, de acordo com a conveniência ou com o tempo. A própria Academia Brasileira de Letras entendeu que o AMOR se guia por uma DECISÃO!

EU DECIDO AMAR!

Mas o conceito mais soberano que existe, nos permite ver que é necessário HUMANIZAR esta palavra.

Juntei uma versão da Bíblia Amplificada e da Plenitude, o que me fez ver o AMOR de uma forma diferente...

1 Coríntios 13:

O AMOR É PACIENTE (tendo paciência com pessoas imperfeitas);
O AMOR É BENIGNO (ativo em sempre fazer o bem);
O AMOR NÃO ARDE EM CIÚMES (visto que não é possessivo, nem competitivo, na verdade, ele quer que as outras pessoas avancem);
O AMOR NÃO SE UFANA (tem uma qualidade de autodiscrição, não é ostentoso);
O AMOR NÃO SE ENSOBERBECE (tratando os outros com arrogância);
NÃO SE CONDUZ INCONVENIENTEMENTE (mas demonstra boas maneiras e cortesia);
O AMOR NÃO PROCURA OS SEUS INTERESSES (insistindo em seus próprios direitos e exigindo preferência, pelo contrário, é altruísta);
O AMOR NÃO SE EXASPERA (não se ira facilmente, não é rude ou hostil, mas é amável e gentil quando está sob pressão);
O AMOR NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA (encontrando satisfação nos defeitos dos outros, e disseminando um relatório ruim, pelo contrário, ele)
SE REGOZIJA COM A VERDADE (proclamando agressivamente o bem);
O AMOR TUDO SOFRE (defendendo e suportando as outras pessoas, não prestando atenção no mal que lhe fizeram, mas desviando o foco das ofensas que sofreu);
O AMOR TUDO CRÊ (sempre espera o melhor de cada pessoa, diante de qualquer circunstância, sempre oferecendo boas intenções e não desconfiando nunca);
O AMOR TUDO ESPERA (nunca abandonando as pessoas, mas afirmando o seu futuro);
O AMOR TUDO SUPORTA (exercita tolerância, se mantém firme, perseverando e mantendo-se leal até o fim);
O AMOR JAMAIS ACABA (nunca desanima, não perde a intensidade, jamais diminui ou se torna obsoleto, e principalmente, nunca chega ao fim).

Isto só é possível quando há uma ESCOLHA.
Uma DECISÃO diária e constante, diante de cada situação, palavra, gesto...
Nós temos a "semente da escolha".
Seria mais fácil não ter... Mas O Criador ESCOLHEU nos dar a capacidade de retribuir.
Escolher AMAR.
O maior desafio de um ser humano.
Difícil? Muito!
Impossível? Não.

Um comentário:

  1. Poxa! =/
    Percebi que... não tenho amado como Deus quer que eu ame. Tenho amado superficialmente, tenho sido hipócrita.
    É difícil, pois nem sempre estamos com toda a força, determinação e vontade de amar a cada dia... Mas não impossível, já que "Tudo é possível ao que crê" (Marcos 9.23)
    E, pra adicionar... se não amamos os seres humanos, imagem e semelhança de Deus a quem VEMOS, como amaremos a Deus, que é invisível e é Amor? 1João 4:7-21
    Se trata de uma decisão diária... e naqueles dias que estamos distantes da presença de Deus, que nos sentimos fracos, desconsolados... distantes... Por isso devemos nos manter em consagração a Deus né, para que nosso testemunho esteja sempre em busca de perfeição...
    A Paz do Senhor, irmã, Deus te usa tremendamente.
    Continue nessa humildade, nessa fé, nessa união... Jesus te ama e tem um propósito em sua vida! ^^

    ResponderExcluir