quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mais um filho: MELHOR ROMANCE.

Talvez as expectativas para “o novo CD de Nathalie Köllen” não sejam tão correspondidas na proporção da espera por este trabalho.


O “mercado” sempre busca alguém que encontre a fórmula do “sucesso” e a mantenha, ao longo de uma carreira cheia de títulos, flashes e zeros, muitos zeros.

Mas em meio a tantas pressões, a inspiração, que é expressa em tudo que faço, é, ao mesmo tempo, a dádiva mais preciosa que tenho e o repentino momento de proclamar o que vivo com o Autor da minha história.

De uma vez por todas, resolvi deixar bem claro para o mundo e quem mais quiser ouvir que me recuso a ser refém de um sistema ativista, imediatista e que só busca o novo, descartando o que não se encaixa mais aos seus padrões críticos, envoltos por futilidades.

Eu não vou fazer música para que me considerem ou deixem de considerar... não vou fazer música para que admirem ou deixem de gostar... não vou me submeter ao ritmo automático de fazer música regularmente para apenas alimentar o apetite insaciável de quem, porventura, se ache dono do saber e responsável por guiar a minha carreira. Na verdade, “em NADA tenho a minha vida como preciosa, contanto que eu cumpra com ALEGRIA a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus Cristo, a fim de que eu dê testemunho do Evangelho da graça de Deus.” (Atos 20.24)

A música que há em mim... a música que sai de mim... não é voluntária. Cada CD não é uma decisão de divulgar “o MEU trabalho”. O trabalho... não é MEU. Eu recebi o privilégio de poder executá-lo, mas ele não é MEU. Cada canção... brota de capítulos verdadeiros de uma história escrita pelo maior Maestro que a humanidade já conheceu. E é Ele quem compõe e rege a sinfonia da minha vida.


A minha recusa é mais do que gravar quando me pressionam para ter um trabalho novo, é uma recusa a cantar o que não vivo e a não viver o que canto. Sim, “seja meu riso, meu pranto, viver e cantar... que meu canto seja a voz de Deus por onde for, verdadeiro e transparente como o Seu amor. Pois Ele sabe os meus rumos... Erros e acertos ocultos. Conhece a sinceridade do meu coração. Que eu seja sempre o primeiro a me encontrar em Sua graça, e com Sua misericórdia transformar a minha vida... numa linda canção.” (Viver e Cantar - João Alexandre)


Cada CD é o fim de uma estação e o início de um novo tempo. Assim tudo começou, assim sempre foi e sempre será.

MELHOR ROMANCE... revela o fim de uma estação de solidão extrema, em que, de tanta tristeza, chegava a doer-me os ossos. A sensação era de um buraco por dentro e um vazio quase constante. Sim, eu senti isso. Acredite se quiser e pasme. Eu não suportava mais cantar algo como “Teu amor me satisfaz, me dá prazer”, enquanto por dentro havia aquele espaço angustiante, que me tirava até o sono. Cheguei a pensar em não gravar mais, não aceitar convite algum para cantar, seja qual fosse a ocasião.

Aqueles que me conhecem sabem como sou expressiva. Meu rosto fala sem que eu profira uma sílaba sequer. E cantar que eu estava satisfeita seria simplesmente uma atitude mecânica de alguém que se vê sufocado pela exposição de sua imagem e nome, em meio a uma rotina hipócrita. Eu não suportaria tamanho fardo!


Mas um dia... quando tudo o que eu conseguia fazer era soluçar em meio aos meus cabelos encharcados pela poça de lágrimas, no chão do meu quarto... O Melhor dos Amigos, o Maior dos Amores, o Mais (e único) Perfeito Homem que já pisou sobre essa terra, entrou no ambiente em que eu estava, mudou a atmosfera do meu pranto e cantou no meu ouvido a canção que reflete a melodia que Ele mesmo colocou em mim antes que eu saísse do ventre da minha mãe.

Momento singular. Indescritível. Inesquecível. A sensação chegava a me fazer ficar quase sem ar, de tanta satisfação e paz. haha... Sem entender bem o que estava acontecendo, fiz uma simples pergunta: “O que é isso que estou sentindo?” ... E a voz mais doce que já ouvi em toda a vida, no tom mais afinado que se pode imaginar, num timbre harmoniosamente envolvente, me respondeu num sussurro melódico e perfumado: “É a habilidade que EU te dei de, através da música que coloquei em você, encostar... o seu coração no Meu”.


Naquele momento, foi como se eu estivesse literalmente nas nuvens e tudo fez sentido para mim. Entendi que estava vivendo o início de uma intimidade com o meu Deus, que extrapola os limites do mais alto nível de intimidade que os seres humanos podem experimentar. Era necessário que eu entendesse que acima de qualquer amizade, romance ou pessoa, Ele... ELE precisava me preencher. O que eu estava começando a viver era além de mero contato, mais profundo que corpo com corpo... mas o intenso entrelaçar de coração com coração. As batidas não eram distantes e nem por vezes se perdiam, mas o compasso era um só, intenso, firme, harmonioso, sincronizado. E o som do coração formado pelos corações entrelaçados era como uma narrativa dos planos, segredos e sonhos daquele que me chamou à existência e soprou em mim o fôlego da Sua própria vida.

Com tal consciência, quando me levantei, apenas pude notar que o buraco já não existia mais. O vazio havia sido totalmente preenchido. O céu estava mais azul, e mesmo quando nublado, as nuvens eram tão mais lindas. A atmosfera ao meu redor era diferente. Eu, finalmente, pude cantar com verdade: “Tu és tão lindo, Teu perfume me atrai. Tu és tão lindo, Teu amor me satisfaz, me dá prazer”.

Por fim, entendi. O final de mais uma estação chegou. E o poder transformador de tudo aquilo que eu começava a experimentar precisava ser compartilhado. Chegou a hora de deixar público mais um capítulo da minha história. Assim nasceu... MELHOR ROMANCE. Mais do que "o terceiro CD de Nathalie Kollen"... é a exposição da parte mais íntima (até então publicada) do meu INFINITO PARTICULAR.

E o meu desejo (aliás, único motivo de tudo isso) é que, ouvindo cada canção, você também descubra o prazer indizível de ser totalmente preenchido pelo amor que nos constrange e nos transforma a cada dia. Prepare-se... para viver... o MELHOR ROMANCE da sua vida!